

Quem tem filhos sabe que a maioria das crianças é muito agitada, não é mesmo? É por isso que quem vive em condomínio deve estimular que as crianças brinquem e extravasem sua energia na área de lazer do condomínio.
No entanto, é necessário estar sempre atento, pois apesar de ser um ambiente divertido, a área de lazer pode se tornar um prato cheio para os acidentes com crianças.Por isso, no post de hoje vamos dar dicas de como evitar esses acidentes. Continue a leitura e aprenda a deixar os seus pequenos sempre seguros!
Tenha sempre um adulto supervisionando
Em áreas como o parquinho e a piscina, o ideal é que sempre haja um adulto para fazer a supervisão da brincadeira das crianças, principalmente quando estão em grupo. Os pais devem se lembrar, no entanto, que os funcionários do condomínio, como o porteiro ou o jardineiro, não têm a obrigação de supervisionar seus filhos, pois eles possuem outras atribuições.
Uma ideia interessante, principalmente em condomínios onde há muitas crianças ou nos períodos de férias escolares, é a contratação de um recreacionista para propor brincadeiras supervisionadas nas áreas de lazer.
Proponha a eleição de um mini-síndico
Quando são impostas a obrigações e têm confiança depositada, as crianças tendem a cobrar umas as outras, evitando que a brincadeira cause acidentes. É por isso que a eleição de um mini-síndico pode ser interessante. Isso não quer dizer que as crianças poderão ficar sem a supervisão de adultos, porém estarão monitoradas por alguém do seu próprio grupo.
A eleição do mini-síndico pode ser feita por meio de votação entre as crianças ou até mesmo um sorteio. É preferível que a escolha do líder seja em períodos pré-determinados, como uma vez a cada semana, por exemplo.
Oriente seus filhos sobre os perigos
É essencial que os pais sejam abertos ao diálogo e conversem com os filhos sobre os perigos que a área de lazer do condomínio pode oferecer. A ideia não é assustar as crianças, mas sim conscientizá-las de que alguns cuidados devem ser tomados em determinadas situações.
Explicar, por exemplo, que o uso de boia é fundamental para que a criança não se afogue na piscina, fará com que a criança tenha mais entendimento sobre isso do que simplesmente obrigá-la a usar o equipamento sem dar nenhuma explicação.
Imponha limites
As questões que envolvem a cordialidade e o respeito entre os vizinhos também devem ser trabalhadas com a criança. Por isso, é necessário que alguns limites sejam impostos como evitar barulhos excessivos no período da noite, por exemplo. Estabeleça limites de horário e de locais que podem ser acessados durante o dia e à noite. Explique os motivos claramente para as crianças e fique sempre de olho. Se possível, crie em conjunto com outros pais regras para todos os pequenos, facilitando o monitoramento.
Seguindo essas quatro dicas simples, você evita os acidentes com crianças na área de lazer do condomínio. Além desses cuidados, obviamente, é necessário que os pais também estejam unidos para cobrar da administração que os brinquedos e equipamentos da área de lazer estejam sempre bem conservados e seguros.
Que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que mais pais tenham acesso a esse conteúdo? Os pequenos agradecem!