Ser síndico pode parecer uma tarefa fácil quando vista de longe, mas exige grande responsabilidade. O síndico é a pessoa de referência para tratar de todos os assuntos dentro de um condomínio, desde os mais básicos, como pagar as contas de água, luz e gás, até realizar contratações. Ou seja, ele é o administrador do condomínio. Surpreso? Virou síndico e não sabe quais são exatamente suas atribuições? Não se preocupe: aqui você encontra tudo o que precisa saber.
Pagamento de contas
Começando pelo básico, é você quem vai se responsabilizar por realizar os pagamentos de todas as contas comuns do condomínio, como luz, água, gás, segurança, manutenção, entre outras. Simples, mas exige uma boa dose de organização, pois você terá que ter o controle de tudo bem registrado, com todas as notas, para apresentar nas reuniões de condomínio e prestar contas.
Cobranças
Se você paga as contas de todo mundo, também é o responsável por cobrar das pessoas que elas paguem suas contas em dia como, por exemplo, a taxa de condomínio. Se um dos moradores deixa de pagar o condomínio, está prejudicando os demais, portanto, é você quem deverá tomar a frente e negociar os pagamentos com os inadimplentes para que os demais moradores não se sintam lesados por pagarem a mais.
Conservação
É também sua atribuição zelar pelas áreas comuns do condomínio, realizando manutenções, obras e serviços de conservadoria, como pintura e jardinagem. Obviamente não é você quem vai colocar a mão na massa, mas será o responsável por contratar fornecedores competentes e com preços competitivos para realizar os serviços.
Contratação de fornecedores
Serviços terceirizados de conservação, zeladoria e segurança também ficam a cargo do síndico. Para tanto, você terá que fazer orçamentos (no mínimo três) para então escolher o melhor fornecedor, considerando o investimento financeiro e a qualidade do serviço prestado. A assinatura do contrato será feita por você, representando todos os condôminos.
Contratações próprias do condomínio
Existem condomínios que preferem ter funcionários próprios para realizar os serviços de jardinagem, conservação, manutenção, zeladoria e segurança, por exemplo. Neste caso, como representante do condomínio, é você quem realiza as contratações, assina a carteira de trabalho dos profissionais e se responsabiliza pelos pagamentos de salário, férias, 13º salário, benefícios e encargos trabalhistas.
Garantir o cumprimento das normas
Quando vivemos em comunidade, muitas vezes fica difícil atender aos pedidos de todos, por isso, é preciso organizar o ambiente e criar normas de convivência. Essas normas são expressas em regimentos internos e convenções condominiais, acordadas em assembleias. Quando uma decisão é tomada pela maioria, todos devem respeitá-la, independente de concordarem ou não. Se algum condômino deixa de cumprir com as regras, você deve entrar em ação e mediar os conflitos, garantindo que todos vivam em harmonia.
Prestar contas aos condôminos
Por fim, você terá que prestar contas de todas as suas ações, em especial as que envolvam dinheiro, para todos os condôminos. O ideal é que você tenha um controle rigoroso de todos os gastos do condomínio e do rateio entre os moradores, para que não surjam questionamentos. Além disso, você deve guardar todo e qualquer documento que comprove suas ações, a fim de evitar problemas jurídicos.
Ser síndico é uma grande oportunidade para mostrar que você se preocupa com o seu condomínio e quer melhorar o ambiente para todos. Só não esqueça de manter tudo organizado e registrado. E, se tiver dúvidas, não hesite em perguntar. Estamos no facebook, twitter e o campo para comentários logo abaixo foi feito para você!
1 comentário. Deixe novo
Sindico tem por obrigação , pagar taxas de condomínio , mesmo sendo sindico voluntário?