Fui eleito síndico do meu prédio e agora? Como fazer tudo certinho de forma a garantir que todas as tarefas e obrigações corram bem, de forma que transmita credibilidade e mantenha todos afastados de problemas diversos?
O post de hoje oferece quatro dicas importantíssimas sobre a gestão do condomínio, que ajudarão bastante a cumprir essa tarefa necessária para a tranquilidade e o bem-estar dos moradores do seu edifício ou construção similar. Confira!
1. Mantenha a parte administrativa organizada
Talvez esse seja o item mais importante da gestão do condomínio, e provavelmente é o mais cobrado pelos moradores. As questões administrativas englobam a organização de assembleias, atualização de documentação, contato com pessoas ou empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos, gestão dos colaboradores etc.
- Mantenha a guarda de todos os documentos de forma muito bem organizada, separando em pastas diversas de forma a facilitar o acesso a todos eles.
- Na organização das assembleias, procure marcar a data com uma pauta já pré-organizada de forma objetiva, de maneira a deixar os moradores inteirados dos assuntos a serem tratados, o que tornará o encontro mais dinâmico.
- Faça a prestação de contas de forma transparente, afixando em local visível todos os números pertinentes ao condomínio, como o dinheiro que entra com o pagamento mensal por parte dos moradores e as despesas gerais com funcionários, reparos, custos administrativos, tributos etc.
- Faça a escolha dos colaboradores de forma rigorosa, pensando no relacionamento com os moradores em amplo sentido, e não descuide das obrigações do condomínio com eles, como recolhimento de impostos e tributos, plano de saúde, férias e todos os demais proventos.
- Mantenha-se atualizado, participando de cursos, seminários e demais meios para aprender mais a respeito da gestão do condomínio.
2. Contrate serviços de manutenção predial
As áreas comuns dos condomínios possuem uma série de detalhes que devem ser sempre monitorados, como o funcionamento de portões eletrônicos, caixas d’água, instalações de gás, condições do piso, teto, pintura etc. Por isso é importante contar com profissionais que realizem a verificação de todos esses itens de forma preventiva, evitando que ocorram prejuízos ou indisponibilidade de algum serviço essencial.
Não se esqueça de exigir que todos esses profissionais estejam sempre identificados com crachás com foto ao adentrar o condomínio.
3. Busque o auxílio de advogados e contadores
É muito importante para a gestão do condomínio que advogados e contadores acompanhem a rotina da administração, no que diz respeito à adequação do pagamento de impostos e tributos, além de poderem ajudar na validação de qualquer decisão a ser tomada pelo síndico, como horários de reformas e mudanças, remuneração de porteiros e do próprio síndico etc. A legislação a respeito dos condomínios possui uma série de detalhes importantes, e qualquer erro pode acabar gerando uma crise desnecessária.
4. Pense na segurança dos moradores
Realizar a gestão do condomínio é também pensar na segurança dos moradores em amplo sentido. Estamos falando da prevenção contra incêndios, acidentes, ação de meliantes, entre outros aspectos. Por isso, verifique as condições de extintores, corrimãos, cercas elétricas, portões eletrônicos e tudo aquilo que pode interferir na integridade dos ocupantes do local de alguma forma.
Possui mais alguma dica ou dúvidas sobre gestão do condomínio? Então, não deixe de participar da conversa através dos comentários abaixo!