

Morar em um condomínio possui inúmeras vantagens: segurança, áreas de lazer, estacionamento padronizado, controle de acesso e muitas outras. Quando o condomínio possui áreas comuns, como a piscina, salão de festas, academia ou churrasqueira, os moradores podem fazer novas amizades e trocar experiências.
As datas comemorativas, como foi o caso do dia dos pais, podem ser celebradas nas áreas comuns destinadas aos eventos. Para que a organização seja mantida e todos fiquem felizes, os condomínios precisam estabelecer regras e buscar maneiras para que as áreas comuns possam ser utilizadas de forma correta.
Veja agora as nossas dicas para que as famílias tenham uma boa convivência nas áreas comuns de condomínios. Confira!
1. Cuidados com o seu lixo
O descarte do lixo geralmente acontece em uma área comum. Para que todos possam manter a boa convivência, é necessário que cada morador embale o seu próprio lixo corretamente. Isso evita que maus odores se propaguem na área comum e acabem atraindo insetos e roedores.
Caso o condomínio disponibilize nessa área comum lixeiras que sejam destinadas a determinados tipos de lixo, como os recicláveis, cabe a cada morador o descarte correto. Também deve-se evitar despejar, na área comum, lixos como restos de obras, móveis usados e afins. Clique aqui e leia um guia completo para fazer a coleta seletiva de maneira correta.
2. Educação e bom senso no elevador
Outra área comum do condomínio é o elevador. Nele, não se deve circular sem camisa, trajando roupas de banho ou vestido apenas de pijama, uma vez que isso pode causar desconforto entre os vizinhos. Ao entrar no elevador, caso haja alguém lá dentro, deve-se cumprimentar essa pessoa.
Caso esteja de saída e o elevador chegue, jamais fique impedindo seu fechamento se você não vai usá-lo naquele momento. Esse tipo de comportamento é muito comum e causa transtornos aos outros moradores. O condomínio também deve ter regras para que os moradores usem o elevador de forma correta em relação às mudanças, estabelecendo horários fixos para esse tipo de prática.
3. Atenção com a piscina e a sauna
Na piscina, fique atento ao uso de produtos que diluem na água, como é o caso dos bronzeadores. Esse tipo de produto libera uma gordura que suja a água, grudando nas pessoas que estão usando a piscina. Todos também devem evitar correr em volta da piscina, assim como pular dentro dela — evita-se molhar quem está fora. Dependendo das regras do condomínio, o uso de aparelhos de som pode ser proibido.
Por sua vez, a área da sauna é um espaço destinado para adultos, portanto ensine as crianças que ali não se deve brincar. Levar comida, ouvir música alta ou ficar falando no celular não combina com a sauna. Prefira fazer essas atividades fora dela.
4. Uso consciente da churrasqueira e do salão de festas
A área da churrasqueira possui um limite de pessoas e isso deve ser respeitado, assim como o volume do som — se este for permitido. O horário de utilização também deve ser obedecido, para que a ordem possa ser mantida.
Facilite o controle dos seus convidados na portaria, deixando uma lista completa com o nome de todas as pessoas que estão autorizadas a entrar. Após o término do seu evento, deixe o local limpo ou efetue o pagamento da taxa de limpeza, se houver.
Outro ponto importante que devemos abordar é o agendamento das áreas comuns. Faça a reserva somente se tiver certeza de que vai usar o local, deixando-o livre para que os demais condôminos possam reservar nas datas disponíveis.
Ainda em relação à reserva, existem ferramentas online que facilitam o controle desses espaços. Em uma área online comum a todos os moradores, é possível verificar a disponibilidade do espaço e efetuar a reserva. Esse tipo de mecanismo ajuda tanto o morador quanto o síndico, já que possui um controle mais eficaz e dinâmico do que os livros de registros. Se esse sistema tiver integração com o sistema de controle de acesso do condomínio, o morador já pode deixar lá a lista de convidados.
5. Promova a interação entre os moradores
Se você é um morador, muito provavelmente considerou as áreas de lazer do seu condomínio como um diferencial quando alugou ou comprou a sua unidade habitacional. Saber tirar o melhor proveito dessas áreas pode ser um diferencial para o aumento na qualidade de vida da sua família e para a comunidade condominial.
Uma solução que vem sido muito utilizada em países da Europa e que tem dado resultados gratificantes para todos os moradores são atividades que envolvam a interação entre os condôminos, para que a utilização das áreas de lazer sejam compartilhadas. Proponha, nas assembleias, formas de utilizar o espaço de lazer em atividades compartilhadas. Por que não fazer um almoço comunitário de dia dos pais com todos os moradores? Ou uma biblioteca comunitária, com leitura de livros infantis aos sábados de manhã? Ou aulas de hidroginástica para os mais velhos?
Essas são algumas ideias para criar um ambiente mais alegre, melhorar a interação e estreitar vínculos de amizade entre os moradores. A criação de momentos como estes ajuda a desenvolver um senso de comunidade, facilitando a comunicação e aumentando a capacidade de conseguirem se colocar sob a perspectiva do outro, o que diminui, a longo prazo, conflitos.
Gostou das nossas dicas para que todos tenham uma boa convivência nas áreas comuns de condomínios? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais!