

Infelizmente a violência enfrentada pelos cidadãos força cada vez mais as pessoas a ficarem dentro dos condomínios fechados e prédios. Mesmo esse tipo de moradia não está 100% a salvo da ação de ladrões. Existem muitas falhas na segurança habitacional, que às vezes são facilmente detectadas pelos criminosos, que observam os hábitos de funcionamento dos condomínios e planejam suas ações para que elas não sejam detectadas pela segurança.
Isso significa que é preciso ampliar os cuidados com a segurança dos condomínios com urgência e ficar atento! Quem é síndico e está preocupado com a qualidade de vida no seu condomínio não pode deixar de conferir algumas dicas para aumentar os cuidados.
Use portões duplos
Na portaria, além dos interfones com pequenas câmeras é possível criar uma entrada que possua dois portões, o que faz com que as entregas delivery dos moradores e outros visitantes passem por uma área isolada antes de ter acesso ao porteiro.
Coloque portões seguros na entrada da garagem
Para evitar que os criminosos espiem o interior dos condomínios ou as saídas mais próximas é recomendável o uso de portões inteiriços, sem aquelas grades com grandes frestas indiscretas.
Equipe o muro
Os muros podem ser equipados com cercas elétricas e ter sua estrutura reforçada para evitar ataques violentos.
Invista em uma boa guarita para os porteiros
Condomínios que possuam uma boa verba podem investir em cabines blindadas para os porteiros. Muitas contam até com sanitário exclusivo, para evitar que o funcionário tenha que se afastar da portaria durante seus turnos. A cabine blindada resiste a tiros e conta com botões de pânico e comunicação, tudo isso para garantir que o porteiro possa comunicar qualquer ocorrência policial às autoridades.
Faça o controle das entradas
Ainda abordando a portaria, é importante que os profissionais sejam orientados a verificar cada visitante e ficar atentos às movimentações nos arredores da portaria.
Coloque um bom sistema de monitoramento eletrônico
Aqueles tradicionais espelhos esféricos ainda ajudam, mas é preciso evoluir. O uso de sistemas de monitoramento via alarme e vídeo já se tornaram acessíveis e devem ser um item obrigatório para todos os condomínios. Com tantas pessoas entrando e saindo o controle precisa ser rigoroso para evitar qualquer tipo de crime. Neste caso, investir em um sistema de biometria, para identificar os moradores é uma excelente opção.
Mantenha a comunicação com os condôminos
Em caso de emergência os condôminos necessitam de instruções e procedimentos de segurança. Por mais difícil que seja, é preciso que os condomínios invistam na realização de treinamento com os moradores para que todos saibam o que fazer em momentos difíceis. Outro hábito que deve ser abandonado pelos moradores é a concentração de cópias de chaves nas portarias, assim como todos devem cooperar com a segurança dos veículos da garagem ao deixá-los trancados e sem as chaves junto aos carros.
Essas são algumas dicas para segurança em condomínios. Lembre-se que o papel do síndico é fundamental para administrar a instalação dos equipamentos e também no acompanhamento da segurança e das ocorrências do condomínio.
Para ficar por dentro das melhores dicas de gestão para condomínios assine a nossa newsletter e acompanhe discussões sobre a administração predial e novidades do mercado de segurança e tecnologia.