Quem mora em condomínios sabe que a oferta de apartamentos compactos aumentou nos últimos tempos. Por isso, muitas pessoas encontram dificuldades em deixar o imóvel confortável e devidamente mobiliado, sem prejudicar a circulação. Pensando nisso, listamos a seguir 7 dicas de decoração de apartamento pequeno que podem amenizar esse desafio. Confira:
1. Invista em móveis inteligentes
Se os moradores do apartamento gostam de aproveitar o tempo livre à frente da televisão, uma boa ideia é apostar no sofá retrátil e reclinável, que oferece conforto aos usuários com simples ajustes de posição, sem ocupar toda área do cômodo.
A mesma regra vale para quartos pequenos, onde as camas suspensas são bem-vindas. Os modelos mais recentes são acompanhados de uma escrivaninha, que é posicionada no espaço entre o colchão e o piso. Esse é um ótimo recurso para crianças e adolescentes em fase escolar.
2. Prefira as cores claras
Na hora de pintar as paredes ou até mesmo escolher os móveis, dê preferência aos tons claros. Eles transmitem uma sensação de amplitude e não sobrecarregam a decoração.
Mesmo assim, se você não resiste a uma cor mais vibrante, opte por utilizá-las nos objetos de decoração ou na mobília com vocação ornamental, como poltronas, puffs e cadeiras.
3. Aposte em papéis de parede
Para amenizar a restrição do uso de tonalidades fortes, a saída é recorrer aos papéis de parede, que dão um toque de cor na medida certa.
No quarto ou na sala, um papel de parede com listras verticais deixa o cômodo mais amplo. Se optar pelos estampados, escolha os de figuras pequenas.
4. Recorra ao truque do espelho
Assim como as cores claras, o espelho, se bem posicionado, passa a impressão de que o cômodo é maior do que parece. E quem deseja recorrer a essa técnica deve dar preferência aos espelhos grandes.
O truque funciona bem na sala de jantar. Cubra uma das paredes por inteiro. Se a mesa for retangular, distribua as cadeiras pelo comprimento do móvel e deixe as pontas livres, voltando uma delas para o espelho. O reflexo vai alongar a mesa e, consequentemente, a sala.
5. Use e abuse dos embutidos
O mercado oferece uma boa variedade de móveis embutidos, além do tradicional guarda-roupa. Se possível, troque o rack da sala por um painel, que pode ser acoplado à parede e liberar mais espaço. As luminárias suspensas também são ótimas substitutas para o abajur e estão em alta na decoração.
6. Cultive um minijardim vertical
Os amantes das flores, plantas e hortas conseguem cultivá-las no apartamento, seguindo a tendência do jardim vertical. Para montá-lo, prefira as espécies menores (suculentas) e mais leves, que possam ser penduradas em vasos.
Com o suporte de pallets ou painéis de madeira, distribua as plantas pela parede de um cômodo, como a varanda ou a área de lazer. Nesse caso, procure saber se o seu condomínio possui restrições para o uso de fachadas e ambientes externos.
7. Pesquise outros coringas da decoração de apartamento pequeno
Os moradores que têm muitos livros, itens de coleção ou mimos adquiridos em viagens podem expor esses objetos em prateleiras ou nichos, que são dois grandes aliados de qualquer projeto de decoração. Na hora da instalação, leve em conta a lei do silêncio que vigora no seu prédio.
E se faltar uma parede para separar a cozinha da sala, use pisos diferentes em cada espaço para demarcar os limites. O mesmo deve ser feito entre as salas de estar e jantar com um recurso mais simples: recorra ao tapete, mas não abuse muito do tamanho.
Esperamos que essas dicas para decoração de apartamento pequeno ajudem você a renovar o visual do seu imóvel.
E para ficar por dentro de outras ideias de decoração de apartamento, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba sugestões em primeira mão!