(84)-3025-2213
Login
Facebook
Twitter
joomla_black
  • HOME
  • A EMPRESA
  • PLATAFORMA
  • BLOG
  • FALE COM A GENTE

Os 4 problemas mais comuns entre inquilinos e locadores

27/10/2016sindicoonlineAdm. de condomíniosNenhum comentário

Os problemas entre inquilinos e locadores são comuns e constantemente rendem processos na justiça. Problemas como reclamações de vizinhos, responsabilidade pelas reformas, depredação do imóvel e outras questões estão entre as disputas mais frequentes. Se você, ou alguém próximo, está passando por uma situação ruim com o proprietário do imóvel onde mora, fique atento às nossas dicas de boa convivência.

Neste post, abordamos os problemas mais frequentes entre inquilinos e locadores, assim como as soluções que podem ser adotadas de forma que tudo seja resolvido da melhor maneira possível.

1. Problemas ao sair do apartamento

Quem já alugou um apartamento por imobiliária sabe que as normas quanto à entrega do imóvel são rígidas em relação ao estado físico do mesmo. A pintura é o item que costuma ser exigido com maior frequência, de modo que é praticamente obrigatório pintar e faxinar o imóvel antes de entregá-lo.

Também é necessário estar atento às questões burocráticas, como multas rescisórias. Antes de fechar contrato direto com um locador, procure esclarecer quais as exigências que ele faz para a entrega do apartamento ou casa. É sempre bom ter esse tipo de declaração por escrito e registrada em cartório.

2. Queixas constantes de vizinhos

Respeitar as pessoas que vivem ao seu redor é extremamente importante, ainda mais quando você está vivendo em uma propriedade que é de responsabilidade legal de outra pessoa. Se os seus vizinhos fizerem uma reclamação e não obtiverem nenhum resultado da sua parte, eles entrarão em contato com o proprietário do imóvel exigindo deste uma providência.

As maiores confusões nesse sentido são causadas por festas barulhentas, brigas em família, entra e sai frequente de pessoas desconhecidas, atividades suspeitas, funcionamento de comércio sem alvará, entre outras. Manter um convívio harmonioso com seus vizinhos é uma forma não só de manter a paz com eles, mas também com o locatário.

3. Depredação do imóvel

Além dos desgastes causados pelo tempo e pelo uso, alguns inquilinos descuidados acabam gerando prejuízo ao proprietário do imóvel pela falta de cuidados e manutenção. Cuide da propriedade como se fosse sua. Isso evita disputas com o locador e permite que você tenha uma qualidade de vida melhor vivendo em um espaço bem cuidado.

No caso de necessidades de obra, comunique o dono do imóvel pessoalmente para que vocês possam encontrar juntos a melhor solução. Fazer obras por conta própria e sem autorização pode render um bom processo na justiça.

4. Atraso no aluguel

A falta de pagamento de aluguel é uma das campeãs entre as causas de brigas entre inquilinos e locadores. Outras questões semelhantes como o não pagamento de encargos, como IPTU ou condomínio, se somam à questão do aluguel. Caso você tenha algum contratempo financeiro e precise atrasar o aluguel, converse com o proprietário e tente negociar condições antes mesmo de faltar com o pagamento.

Ao alugar um imóvel, o que o proprietário espera é receber o pagamento em dia e não ter problemas com reclamações ou desvalorização do seu imóvel. Seguindo algumas regras de conduta, além de conhecer direitos e deveres como inquilino, é possível haver um convívio harmonioso entre inquilinos e locadores.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

sindicoonline
http://www.sindicoonline.etc.br
Post Anterior 7 dicas para acertar na decoração de seu apartamento Próximo Post 5 hábitos para uma boa convivência com vizinhos no condomínio

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Você já se inscreveu, Obrigado!
Verifique sua caixa de entrada agora para confirmar sua assinatura.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a receber nossas dicas e novidades

2016 © Todos Direitos Reservados. SINDICOONLINE do seu condomínio e também para síndicos profissionais.